Culinária mediterrânea no menu do Vie Rose!

Culinária mediterrânea no menu do Vie Rose!


Respeito ao mar e à terra da Europa meridional e de nosso Brasil. Depois de buscar em minha própria dieta e memórias de viagens me veio a definição da gastronomia do Vie Rose. Um pouquinho da minha história para ilustrar esta trajetória: aos 21 anos, decidi trancar a matrícula de Administração da Faap. Estava no 4o semestre e trabalhava no Lloyds Bank. Passava por um dilema emocional e profissional na época. Então, decidi investir no estudo de línguas e crescimento pessoal.

Destino: Europa. 1a parada: Londres. Fiquei 6 meses na fria, úmida e cultural Londres para aprender a língua-mãe da comunicação: o inglês. Depois com mochila nas costas e ao lado de uma amiga gaúcha que conheci viajamos por 45 dias que ao final culminou na 2a parada: Barcelona. Ali fiquei por 3 meses para aprender o espanhol que tanto gostava, língua falada pela minha avó paterna.
Nesta época, tinha 21 anos e quando cheguei na Europa eu era vegetariana há 3 anos. Pensei comigo quando estava estudando os mapas da Europa para definir os países que visitaria, vou passar por tantos países, como não provar os pratos típicos de cada um? A maioria era a base de proteína animal. Sempre que planejo uma viagem, leio sobre a gastronomia, história, geografia e economia do lugar.Nesta viagem de mochila nas costas por muitas cidades e países, passei, conversei com muitas pessoas de diferentes nacionalidades. Mas os países banhados pelo Mediterrâneo foram os meus preferidos, que energia sensacional senti por lá, clima e paisagens estonteantes.Pra ilustrar um pouco o que são os países da Europa Mediterrânea vai aqui um mapinha. Fonte: wikipedia

 

 

A Europa Mediterrânea é a Europa Meridional, composta por: Portugal (mesmo não banhado pelo mar mediterrâneo, mas com muitas características dos demais países), Espanha, Itália, Grécia e Turquia, além de vários pequenos países – Vaticano, San Marino, Mônaco, República de Malta e Andorra. Também se incluem aqui o Arquipélago dos Açores, o Arquipélago da Madeira e as Ilhas Canárias.

Das lembranças e sabores dos pratos típicos desta viagem, veio a inspiração de alguns pratos do cardápio do Vie Rose:

Espanha

Risoto de camarão ao curry,  vagem  e chutney de banana da terra  
Trio de Brusqueta brie c/ mel trufado, pomodoro ao brasílico e mix de cogumelos  (Brusqueta/pinchos)


Itália

Sobre Chips “Nosso” Steak Crudo carne crua picada na ponta da faca, c/ azeite de carvão, ceboulete e flor de sal sobre chips de batata

Massa ao Pesto de Rúculac/ muçarela de búfala, tomate cereja confit e nozes

Tiramisù

 

Grécia

 

Salada Tropical c/ Queijomix de folhas, frutas da estação, queijo feta e molho mostarda ao balsâmico e mel

Burrata fresca c/ tomates confit, rúcula selvática e torradas


Portugal

Bacalhau batatas ao murro, cebola caramelizada, tomate confit e terra

 

Todos os paises do Mediterrâneo
Polvo e texturas de abóbora
Atum selado c/ hollandaise de nori e purê de batata doce
Camarão c/ cuscuz marroquino ao curry, especiarias, legumes, frutas secas e sementes 


E para utilizar nosso toque brasileiro, para atender aos turistas internacionais e valorizar a nossa terra, pratos com ingredientes brasileiros. E seguindo os preceitos da culinária mediterrânea: ingredientes frescos e locais.

 
Dica para o jantar de turistas estrangeiros no Vie Rose:

Entrada: Dadinho de Tapioca c/ queijo serra da canastra e geleia de pimenta

e/ou

Trio de Pasteis brie, mix de Cogumelos e abobora c/ especiarias servidos c/ geleia de pimenta

Principal:
Peixe Branco sobre cama de banana da terra, molho de moqueca e farofa crocanteou
Medallion de mignon c/ molho roti, gratin de mandioquinha e cogumelos
Sobremesa
Pudim de Leite
Espumante, branco ou tinto brasileiro: Bueno Wine.